Anthony Levandowski quer criar religião tendo como deus a inteligência artificial (AI).

Anthony Levandowski foi um dos engenheiros responsáveis pelo transporte autônomo do Uber e Google (esta o processa por ter roubado dados confidenciais).

Ele pretende criar a igreja do futuro chamada Way of the Future. Levandowski acredita que “por meio da compreensão e adoração da Divindade (AI), contribuirá para o melhoramento da sociedade“.

O que parece ser mais um episódio distópico de Black Mirror nada mais é do que a realidade. Aliás, antiguíssima realidade e do instinto humano de ser como Deus é. A possibilidade de criar um deus é ainda mais tentadora.

Anthony Levandowski foto do site Business Insider.

 

A tendência da convergência religiosa com a tecnologia.

Pesquisei um pouco mais a respeito dessa parceria entre misticismo e tecnologia. E encontrei um outro nome: Reverendo Dr. Christopher J. Benek. Ele é conhecido como um tecno-teólogo e atua em áreas como inteligência artificial e cristianismo trans-humano.

E o que seria cristianismo trans-humano?

Antes de responder essa questão, fui atrás de saber o que é trans-humano.

Imagem do emulafanzine.blogspot.com

Creio ser esse o caminho mais próximo e provável que iremos conviver em breve. Trans-humanismo nada mais é do que um movimento intelectual que visa transformar a condição humana através do desenvolvimento de tecnologias amplamente disponíveis para aumentar consideravelmente as capacidades intelectuais, físicas e psicológicas humanas.

O cristianismo trans-humano, para Benek, nada mais é do que o cumprimento da promessa de Deus positiva de um futuro melhor. Para outros adeptos da fé cristã, negativa, um futuro apocalíptico em que muitos poderão ser enganados.

Esse é o caminho que faz a ciência, e não vejo a religião distante dessa onda.

E aí, seria essa uma tecnologia positiva ou negativa?

Fica a dica pra quem teve paciência de ler tudo: séries Westworld e Years and Years, ambas da HBO.

Fontes e saiba mais em: WiredChristopher J. BenekTecnomundoWay of The Future e Trans-humanismo cristão

Deixe um comentário